Blog / Timelapse e construção modular

07 Junho de 2020

Timelapse e construção modular

Timelapse e construção modular

Inicialmente, em meio ao isolamento social e à ameaça de uma crise na economia, a construção modular, bem como a técnica timelapse vem desempenhando um papel importante no combate à Covid-19. Com certeza você deve estar se perguntando sobre como isso acontece na prática.

Bem, na leitura deste artigo você ver:

  • O que é construção modular?
  • Como ela se tornou aliada na redução do impacto causado pela propagação do novo coronavírus.
  • Qual é a função da timelapse nesse processo.

O que é construção modular?

A construção modular e pré-fabricada é um tipo de edificação realizada por módulos. Então, para que você entenda melhor, vamos dizer que são similares a caixas.  Esses módulos, por sua vez, são concebidos em condições controladas, sendo transportados até o local da obra.   Desta maneira, o transporte é realizado de forma planejada, controlada, segura, eficaz e também muito rápida.

construção modular para hospital de campanha
Construção Modular

Construção modular aplicada nos hospitais de campanha

Inicialmente, como você deve ter acompanhado pelo noticiário, a pandemia trouxe grandes problemas para diversos países, bem como desafios no controle da doença e da disseminação do vírus. Portanto, foi nesse contexto que a construção modular revelou ser uma grande aliada dos órgãos governamentais no combate à Covi-19.   Isso porque as medidas preventivas devem ser realizadas com a maior agilidade possível para conter a propagação e evitar que o número de mortos aumente. Ou seja, com a superlotação e escassez de leitos, a necessidade de construção de hospitais de campanha torna-se cada vez maior.

A princípio, tivemos como o primeiro exemplo, a China, que construiu 14 hospitais na cidade de Wuhan em apenas 10 dias para tratar pacientes infectados por Covid-19, isolando-os antes que a situação piorasse ainda mais.  Logo, a construção modular permitiu que o país mudasse o curso da epidemia e evitou centenas de milhares de novos casos. Além de ser mais rápida que a construção feita em alvenaria, esse é um método de construção sustentável, uma vantagem quando a economia não vai bem, não é mesmo? Outra vantagem da construção modular é a facilidade de ampliar, reduzir ou desmontar o projeto a qualquer tempo.

Afinal, qual é a importância da timelapse no combate a Covid-19?

A timelapse auxilia no acompanhamento da montagem de obras modulares e acelera ainda mais o seu processo, evitando assim, a ocorrência de erros.

Em Porto Alegre, a Gerdau foi a responsável pela obra hospitalar mais rápida do Brasil. O novo Centro de Tratamento de Combate a Covid-19 conta com 60 leitos, que foram construídos em 30 dias para atendimento exclusivo pelo SUS.  Conforme projetado, a instalação não será desativada e vai permanecer funcionando para atender a população gaúcha, mesmo após a pandemia.

Para conhecer mais sobre a utilização da técnica timelapse na pandemia do novo coronavírus, recomendamos a leitura deste artigo.

Conheça a SensorEng

Fundada em 2008, a SensorEng destaca-se pela diversidade de soluções em monitoramento e controle de obras em todo país.  Aliando a experiência de profissionais renomados do mercado às novas tecnologias, temo soluções para o desenvolvimento, monitoramento, segurança e documentação visual de obras via timelapse em todo Brasil. Portanto, temos as competências que são frequentemente exigidas pelo mercado.

Conheça a SensorEng.  Entre em contato conosco pelos telefones: (11) 99846-8902 / (11) 4063-2746 / (31) 8574-9808. Se preferir, acesse a nossa página através do link: https://sensoreng.com.br/

Compartilhe:
[social_share_button]
Olá,
Quer conversar sobre sua timelapse?
Powered by