Blog / Timelapse para controle de obras

25 Maio de 2020

Timelapse para controle de obras

Como a técnica pode ser uma aliada durante a pandemia de Covid-19

Os efeitos da Covid-19 na economia têm provocado diversas mudanças no mercado de trabalho, e a construção civil também tem sentido os impactos dessa pandemia, principalmente para realizar o controle de obras. Ao mesmo tempo, a maior parte dos canteiros teve o funcionamento restringido, seguindo as orientações das organizações de saúde e isso acabou refletindo no andamento da obra.

Pandemia de Covid-19

Distanciamento social e rotina de trabalho

Primeiramente, sabemos que o distanciamento social, embora necessário no combate à propagação da doença, acaba tornando a manutenção da rotina de trabalho ainda mais difícil. Se distanciar das obras é um grande desafio para os gestores e empreendedores, uma vez que o controle de obras é fundamental para garantir que todas as etapas saiam conforme planejadas. Nesse contexto, o trabalho remoto surgiu como uma alternativa necessária para dar continuidade ao andamento dos projetos, mas, será que essa metodologia funciona no caso da construção civil?

A boa notícia é que com a timelapse é possível acompanhar a obra mesmo à distância e assim evitar o deslocamento até o canteiro. Como?  Vamos explicar mais adiante, mas primeiro vale a pena lembrar que a timelapse é uma técnica de captura de imagens em que várias fotografias são exibidas, gerando um resultado similar a um vídeo. A partir dessas imagens, é possível observar o andamento de um projeto em execução dentro de poucos segundos ou minutos. Afinal, as fotografias tiradas durante vários dias de trabalho proporcionam isso.

Para saber mais sobre timelapse, recomendamos que leia o no artigo Câmeras timelapse para construção civil.

Utilizando a timelapse para controle de obras na pandemia

De acordo com o que já falamos, muitas pessoas foram obrigadas a se afastarem do trabalho em decorrência da Covid-19. Desde já é possível perceber que, para algumas profissões é bastante viável trabalhar de casa.  Contudo, nem todas as funções permitem essa flexibilidade de maneira simples.

No segmento da engenharia e da construção civil, por exemplo, esse afastamento interfere diretamente no gerenciamento de processos que envolvem a construção de um empreendimento. A seguir, você verá como a timelapse pode contribuir para o controle de obras à distância e ajudar as construtoras, os empreendedores, gestores, e até investidores a terem o total domínio de suas obras.

Desta maneira, listamos 7 motivos que fazem da timelapse a melhor opção em monitoramento e controle de obras à distância.

Por que a timelapse é a melhor solução para controle de obras na Covid-19

  1. Possibilidade de comunicação e compartilhamento de informações sobre o estado da obra, em tempo real, bem como por etapas. Assim sendo, essa é uma excelente solução para investidores internacionais, que neste momento conturbado, não podem vir até o Brasil para visitar a obra.
  2. Redução de possíveis atrasos na execução da obra. Isso porque o material produzido auxilia o gestor na identificação de falhas durante o processo.
  3. Identificação dos problemas de qualidade com mais agilidade. Enquanto o prestador de serviço ainda está trabalhando no projeto, é possível detectar qualquer falha e corrigi-la em tempo hábil.  Além disso, com as fotografias fica mais fácil apontar os erros que passaram sem serem percebidos.
  4. Suporte na checagem de materiais, mostrando a qualidade daquilo que foi recebido.
  5. Documentação e comprovação do cumprimento de especificações técnicas, que podem ser feitas com base nas fotografias.
  6. Auxílio ao setor de marketing e vendas, com a criação de portfólio que pode ser usado nas campanhas de captação de novos clientes. Já abordamos aqui no blog a utilização da timelapse como ferramenta de marketing e de vendas. Clique aqui para ler o artigo completo.
  7. Geração de materiais para uso interno na empresa, como por exemplo, cursos e treinamentos, que podem ser oferecidos à distância.
Timelapse no controle de obras

Fale com a SensorEng

Conforme você pôde conferir nos tópicos anteriores, são muitos os benefícios da timelapse para o controle de obras. Portanto, se você, assim como muitos outros profissionais da construção civil, está enfrentando dificuldades com o monitoramento da sua obra, saiba que pode contar com a SensorEng para  acompanhar com tranquilidade o seu negócio, mesmo de longe.

Entre em contato conosco pelos telefones: (11) 99846-8902 / (11) 4063-2746 / (31) 8574-9808. Se preferir, acesse a nossa página através do link: https://sensoreng.com.br/

Compartilhe:
[social_share_button]
Olá,
Quer conversar sobre sua timelapse?
Powered by