Blog / Evite furtos em obras

25 Fevereiro de 2019

Evite furtos em obras

Por mais que você queira evitar, os furtos em obras são cada vez mais comuns. Com mais de 4300 obras paradas no Brasil, os roubos se tornaram um problema grande na construção civil e pesada, e na mineração.

Para você ter uma ideia, dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) indicam que as indenizações pagas por seguradoras devido a roubos e furtos de máquinas e equipamentos da construção aumentou 162% no primeiro trimestre de 2017, chegando a R$ 374,8 milhões.

No entanto, nem sempre a empresa tem seguro, o que sinaliza a existência de prejuízos muito mais significativos. Por isso, é preciso adotar soluções que evitem essas ocorrências. Uma maneira eficiente é com câmeras de segurança inovadoras, que têm visão computacional e outros recursos importantes.

É sobre elas que vamos tratar neste post. Entenda como essa tecnologia funciona e quais benefícios oferece. Acompanhe!

O que são os sistemas de monitoramento de obras?

Para garantir a segurança de qualquer empreendimento, é preciso utilizar um sistema de monitoramento. Essa tecnologia é utilizada em diferentes setores, mas sempre tem a mesma finalidade: proteger o patrimônio para evitar furtos e roubos.

No caso das obras, a ideia é a mesma. A diferença está na evolução tecnológica, que permite obter mais detalhes e repassar informações relevantes em tempo real. Assim, sabe o que acontece no canteiro em que estão equipamentos e máquinas e consegue acionar a polícia, caso seja necessário.

Como os sistemas funcionam para evitar furtos em obras?

O recomendado é contar com uma estação de monitoramento de obras, que seja independente de energia elétrica. Essa característica traz mobilidade, já que seu funcionamento é feito por meio de painéis solares acoplados à estrutura. Além disso, seu uso é possibilidade até mesmo em lugares distantes, com a mesma qualidade e nível das informações.

Assim que são instaladas, as câmeras que fazem parte do sistema monitoram a obra em tempo real por meio de fotos e vídeos. A conexão pode ser feita por 3G ou 4G, ou ainda por satélite e wi-fi. Com isso, você tem a oportunidade de acessar as imagens 24 horas por dia de forma remota por qualquer dispositivo com acesso à internet.

Esse recurso impede a ocorrência de alertas falsos, comuns em 78% dos casos dos sistemas convencionais. Como isso acontece? A resposta é simples! O próprio sistema identifica o evento, de acordo com as configurações definidas. Caso encontre divergências, envie um alerta automático.

Personalização

Os sistemas de monitoramento mais inovadores permitem customizar o serviço. Na prática, isso significa que você pode definir quais áreas do local são de acesso restrito, de permanência indesejada e até lugares de risco.

Além disso, o sistema antifurto conta com rastreador. Por isso, mesmo que aconteça algum imprevisto, você tem acesso a informações a qualquer momento. Entre os recursos disponibilizados estão:

  • controle da portaria da obra;
  • contagem de pessoas e veículos;
  • identificação de placas de automóveis;
  • realização de vídeo time lapse da obra;
  • definição de perímetros para controle de acesso;
  • recebimento de alertas em tempo real.

Toda a personalização é definida junto à empresa prestadora do serviço. É feita uma visita técnica, sem custo algum. Nesse momento, é feita a análise e a aprovação do local de posicionamento da estação de monitoramento. Esse quesito depende da tecnologia oferecida, mas as melhores empresas do mercado contam estações com sapatas reguláveis, que se adaptam a diferentes pisos.

Quais são as vantagens dos sistemas de monitoramento?

Os melhores sistemas de monitoramento do mercado usam um modelo de câmera que monitora grandes ambientes com qualidade e agilidade. Por ter um fator de zoom alto, permitem verificar detalhes relevantes, como placas de veículos, cor de cabelo, traços faciais etc., tudo a uma grande distância.

Por meio da internet ou de mesas controladoras, as imagens são acompanhadas. As câmeras podem ser movimentadas em diferentes direções e o zoom permite visualizar os detalhes. Além da resolução da imagem, de até 100 vezes, é possível ativar os LEDs de infravermelho de maneira automática.

Tela de Monitoramento de Obras

 

Outro benefício é a identificação de movimentos silenciosos e rápidos. Com todas essas vantagens e funcionalidades, é muito mais fácil evitar furtos em obras. Isso porque o sistema é inteligente e alerta o gestor de forma antecipada.

E você, também busca um sistema de monitoramento inteligente e que traga todos esses benefícios? Entre em contato com a SensorEng, conheça nossa tecnologia e marque sua visita técnica. Você verá como nossos sistemas podem ajudar o seu negócio!

Portanto, não hesite em nos contatar. Ligue agora para (31) 3309-0699 ou (11) 4063-2746 e marque uma visita técnica com um dos nossos profissionais em sua obra.

×
Olá,
Quer conversar sobre sua timelapse?