A princípio, usar a tecnologia em canteiro de obras é uma boa estratégia para as empresas que querem romper com a tradição conservadora do mercado.
Isso porque a área da construção civil é considerada umas das menos tecnológicas.
Além disso, ainda possui uma imagem negativa por amargar prejuízos com atrasos na entrega e com o desperdício de materiais. Tudo isso como resultado de uma má gestão.
Neste sentido, a tecnologia em canteiro de obras também é um diferencial para as construtoras que desejam reduzir custos, aumentar a eficiência do negócio, cumprir os prazos, além de garantir a qualidade na entrega do empreendimento.
Portanto, se você ainda enfrenta problemas de produtividade ao administrar suas obras e busca uma solução que realmente funcione, você chegou ao lugar certo.
Continue a leitura e veja como a aplicação da tecnologia em canteiro de obras pode tornar a sua gestão mais eficiente.
Atualmente, empregar a tecnologia em canteiro de obras é fundamental para alcançar melhores resultados durante um processo produtivo.
Contudo, como já adiantamos, a popularização da tecnologia em canteiro de obras e a digitalização do segmento ocorrem a passos lentos. Então, o tempo do trabalhador na obra tem um baixo rendimento.
Levando em conta que a produtividade no canteiro está relacionada à execução, há ainda outro fator que impede o bom desempenho na construção de um empreendimento: a falta de mão de obra qualificada.
Segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), 74% das empresas do setor de construção civil têm dificuldades em encontrar trabalhadores com as competências necessárias para preencher diversos cargos.
Além disso, existe outro problema que faz da produtividade um gargalo para a indústria da construção civil.
Estamos falando da ausência de investimentos em soluções tecnológicas para o canteiro de obras.
Logo, a automação dos processos tornaria a execução de tarefas muito mais ágil e segura.
Inicialmente, a construtora que usa a tecnologia no canteiro de obras, consegue ter uma boa execução de projeto.
Entretanto, vale lembrar que o aumento da produtividade, assim como uma execução bem-sucedida, dependem de uma gestão eficiente.
Muitas vezes, o gestor de obras acaba perdendo um tempo precioso realizando um trabalho manual que poderia ser aprimorado através do uso da tecnologia em canteiro de obras.
Afinal, a tecnologia permite que os responsáveis pela obra tenham um controle maior sobre o canteiro.
Quando a execução do projeto começa, o engenheiro ou o gestor precisa acompanhar tudo o que acontece no canteiro, bem como a evolução de cada etapa da construção.
Ou seja, eles precisam fiscalizar o trabalho dos funcionários, identificar e resolver os problemas, gerar relatórios, etc.
Mas, sem a ajuda de novas tecnologias, esse controle fica deficiente, podendo resultar em erros simplesmente por falta ou perda de informação.
Por outro lado, quando há investimentos em tecnologia, o gestor pode monitorar a obra em tempo real e assim, obter dados importantes para a gestão do canteiro.
Com soluções e plataformas que podem ser usadas em dispositivos móveis e armazenam informações na nuvem, tudo isso pode ser feito de qualquer lugar.
Por exemplo: apenas com base nas informações da plataforma, o engenheiro consegue avaliar a necessidade de usar novos materiais durante a obra.
Por isso, os softwares e sistemas de gestão são uma tendência cada vez mais presente nas construtoras.
Dessa forma, os gestores são capazes de diminuir as perdas e desperdícios, gerenciar o estoque e os funcionários, além de garantir a redução de custos operacionais.
Além de facilitar o dia a dia do gestor de obras, possibilitando o controle do empreendimento por meio de recursos eficientes, a tecnologia em canteiro de obras ainda permite que ele faça isso de maneira remota.
Desse modo, o gestor tem mais autonomia e tempo para gerir várias obras, uma vez que ele poderá fazer isso online e de dentro do seu escritório.
Além disso, a tecnologia em canteiro de obras proporciona mais assertividade e decisões estratégicas, através do processamento de dados, que o gestor pode compartilhar de forma fácil e instantânea.
Isso faz toda a diferença no cumprimento do cronograma e também na produtividade do canteiro.
E por falar em gerenciamento de dados, as plataformas e softwares de gestão remota possuem uma política de privacidade que garante a segurança das informações.
Ao mesmo tempo, elas permitem o controle de acesso a usuários para que o gestor possa delegar tarefas que contribuam para o acompanhamento da obra.
Ou seja, é foco na produtividade!
Como você já deve ter notado, aplicar a tecnologia em canteiro de obras é muito vantajoso para o gestor da obra.
A seguir, listamos resumidamente, as principais vantagens desta estratégia. Confira!
Por fim, implementar a tecnologia em canteiro de obras, torna a gestão mais eficiente e os ganhos de produtividade são ainda maiores.
Recomendamos que você faça o teste e tire suas próprias conclusões.
Para ler mais sobre o assunto, acompanhe nosso blog!
© 2024 – SensorENG– Todos Os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: