Atendemos em todo Brasil e em Portugal

Monitoramento remoto em nuvem: 5 motivos para aplicar na sua obra

Monitorar e controlar o andamento de uma obra ou projeto de engenharia é algo que precisa ser feito todos os dias. Para otimizar processos, reduzir custos e garantir a conclusão dentro do prazo, o monitoramento remoto em nuvem da construção torna-se um facilitador de demandas.

Contar com ferramentas tecnológicas é uma decisão mais inteligente, em vez de recorrer a planilhas em papel ou fazer com que os responsáveis ​​pela obra se desloquem até o canteiro de obras, o que garante agilidade e economia de custos.

Quem pode se beneficiar da segurança patrimonial em tempo real?

Como o monitoramento remoto em nuvem revoluciona o canteiro de obras?

A implementação de soluções tecnológicas deixou de ser um diferencial e passou a ser ainda mais importante na área da construção civil.

Todo empreendimento, independente do seu porte, produz uma grande quantidade de informações e deve lidar manualmente com um grande volume de dados, isso afeta negativamente a produtividade da equipe e aumenta a dificuldade da empresa em competir no mercado da construção.

E como o futuro da construção civil é composto por uma série de recursos que podem ser combinados no dia a dia para facilitar processos mais eficazes, usar a tecnologia para este fim é o caminho mais viável. Equipamentos como:

  • Realidade aumentada e virtual;
  • Utilização de drones;
  • Câmeras de monitoramento;
  • Inteligência artificial;
  • Sensores de movimento;
  • Software integrado.

Estes são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode ajudar neste ramo da construção civil. Todos os processos da obra podem ser reduzidos e tornados mais seguros, ágeis e eficazes, através de métodos digitais, incluindo a supervisão do projeto.

É aí que o monitoramento remoto em nuvem da obra entra, tarefas que antes eram manuais agora podem passar a ser automatizadas, o que reduz a probabilidade de erros e trabalhos adicionais, bem como o desperdício de materiais e mão de obra.

Com toda a informação disponível e integrada no processo, a comunicação torna-se mais eficaz, o que leva a um aumento da eficiência do processo e a uma maior produtividade.

Outras soluções digitais de construção facilitam o monitoramento de máquinas e equipamentos, aumentam a precisão das medições e permitem avaliar com mais segurança os riscos associados ao projeto.

E com todos os dados e informações armazenados em nuvem é possível que todos os gestores e responsáveis pela obra possam acessar quando quiserem e de onde estiverem, dessa forma, a gestão fica muito mais facilitada.

5 motivos para usar o monitoramento em nuvem

O monitoramento da obra e a gestão dos projetos de construção e engenharia é fundamental para que todas as fases da construção decorram conforme o esperado.

Dessa forma, quando esse controle todo está online através da nuvem e pode ser acessado de todos os lugares, a produtividade aumenta e produz diversos outros benefícios, como:

1. Reduz custos em todo o projeto

Com o advento do monitoramento em nuvem, os custos podem ser reduzidos significativamente em todos os aspectos. Por exemplo,é possível economizar em custos associados a profissionais e eliminar custos de deslocamento para canteiros de obras.

Além disso, ao implementar uma logística mais eficiente, o uso de papel e eletricidade para impressão de planilhas e documentos pode ser reduzido, resultando em maiores economias de custos.

Estas medidas não só ajudam a reduzir os custos operacionais, mas também promovem uma abordagem mais sustentável e ecologicamente consciente, em linha com as tendências atuais de responsabilidade corporativa.

O monitoramento remoto em nuvem não apenas agiliza o processo, mas também abre caminho para um gerenciamento de projetos de construção mais inteligente e eficiente dos recursos disponíveis através dos dados coletados e como eles podem ser interpretados para maximizar o sucesso do projeto.

2. Maior produtividade nas operações

Quando realizado o monitoramento todo é realizado online remotamente, o monitoramento da obra pode compartilhar as informações mais recentes com toda a equipe em tempo real, garantindo que a construção seja mais organizada e eficiente.

Ao mesmo tempo, esse tipo de monitoramento incorpora medições e previsões mais

confiáveis, reduzindo a necessidade de retrabalho. Por fim, sem precisar se deslocar até o canteiro de obras, a equipe pode focar em tarefas mais estratégicas, o que aumenta a produtividade de todos os envolvidos no projeto.

3. Processos bem mais otimizados

Quando os profissionais não precisam se deslocar até os canteiros de obras ou analisar manualmente muitas informações, o processo da obra se torna mais ágil e eficiente a longo prazo.

Como resultado, as decisões também podem ser tomadas com mais rapidez e precisão, e possíveis falhas no trabalho podem ser previstas e resolvidas em menos tempo, dando assim mais controle para otimizar os processos que já iam bem e ajustar o que ainda precisa ser melhorado.

4. As informações se tornam muito mais precisas

O controle de informações também se beneficia do monitoramento remoto em nuvem da construção, pois os eventos do canteiro de obras podem ser registrados em tempo real.

Da mesma forma, os relatórios automatizados garantem a precisão no orçamento, na aquisição de insumos e na manutenção de equipamentos, tornando as decisões das equipes em relação ao que e quando gastar os recursos muito mais precisa e assertiva.

5. Comunicação eficiente entre toda a equipe

Depender de acordos verbais ou documentos físicos pode ser muito prejudicial para a qualidade da construção e andamento da obra. Porém, quando o acompanhamento da obra é feito remotamente, as informações ficam centralizadas e ao alcance dos profissionais envolvidos na obra.

Essa pergunta melhora a comunicação e evita retrabalhos, mal-entendidos e dúvidas em qualquer etapa do trabalho, além disso, com o armazenamento em nuvem, o volume de informações e dados coletados é muito maior, assim, é possível consultar tudo o que for necessário para uma boa resolução de conflitos e tomada de decisões.

Considerações finais

O monitoramento remoto em nuvem veio para ficar, pois é indispensável que os gestores de obra monitorem o rendimento das equipes e andamento dos projetos sem a necessidade de se locomover até o local por causa de qualquer situação.

As informações armazenadas com o monitoramento dão mais poder de decisão e conseguem ajudar os envolvidos no projeto a maximizarem tudo o que envolve a construção, seja em mão de obra, recursos e até investimento.

Por isso, contar com o monitoramento em nuvem não só é uma solução viável a curto.

Veja como funciona

Você poderá entrar em contato com um de nossos consultores  para agendamento de uma visita técnica para a análise de sua área. Avaliaremos os aspectos relativos à distância, ângulo, inclinação da câmera em relação ao “motivo” da filmagem.

Além disso, serão verificaremos os itens como infraestrutura de internet, postes, iluminação entre outros. Após a visita técnica e validação das condições, a instalação poderá ocorrer em até 72 horas.

O processo é simples e o cliente recebe todo apoio de nossa equipe de suporte, além de todo acompanhamento pós-venda. Conte com a tecnologia para melhorar as práticas de segurança patrimonial dentro da sua empresa.

Conheça outras soluções para sua obra

Câmeras Controle de Acesso a Estoque

Controle de  Acesso a Áreas Restritas

Câmeras Monitoramento para Obras

Câmera Tripé para Obras

Câmera Capacete para Obras

Fale conosco

administrativo@sensoreng.com.br

Abrir WhatsApp
Olá 👋
Quer conversar sobre timelapse?