Blog / Monitoramento de barragens

07 Julho de 2020

Monitoramento de barragens

Como a timelapse auxilia na prevenção de acidentes

O monitoramento de barragens é um assunto muito importante e que tem sido bastante discutido ultimamente. Afinal, o Brasil conta atualmente com uma grande quantidade de barragens mineradoras e essas estruturas necessitam de acompanhamento constante para evitar acidentes.

Recentemente, vimos os acontecimentos relacionados ao rompimento de uma barragem de rejeitos na cidade de Mariana e posteriormente, em Brumadinho. De acordo com especialistas, os dois acidentes poderiam ter sido evitados caso houvesse um controle mais eficaz.

No artigo de hoje, iremos falar sobre barragens de rejeitos de mineração e também do uso da técnica timelapse associada ao monitoramento de barragens e à prevenção de acidentes. Continue a leitura.

O que é uma barragem de rejeitos?

Mais adiante vamos mostrar como funciona o monitoramento de barragens com a timelapse, mas antes de tudo, vamos explicar o que são barragens de rejeitos. São estruturas de terra construídas para armazenar resíduos de mineração. Esses resíduos são considerados por uma pequena fração produzida pelo minério. Depois de passar por um processo químico, o mineral bruto ainda é dividido e os concentrados e rejeitos são armazenados. 

Desta forma, a barragem funciona como se fosse uma barreira. Conforme os rejeitos vão sendo armazenados, a parte sólida vai se acomodando nos níveis inferiores. Simultaneamente, a água acumulada na parte superior é drenada. Logo depois disso, ela é tratada e reutilizada na mineração.

No processo de mineração, o rejeito é um material que não possui tanto valor econômico. No entanto, ele deve ser armazenado para proteger o meio ambiente.

Fonte: Pixabay

Monitoramento de barragens: o que é

Agora que você já sabe mais sobre a barragem de rejeitos, vamos falar sobre o controle dessas estruturas. O monitoramento de barragens tem como objetivo principal, coletar dados para traçar planos de segurança, tomando como ponto de partida, análises futuras.  Dessa maneira é possível garantir que tudo funcione minuciosamente. Além disso, é o controle dessas análises vão informar sobre diversos aspectos, como por exemplo:

  • Segurança da estrutura
  • Possíveis regiões de risco
  • Desempenho de áreas críticas
  • Informações sobre o desempenho da barragem.

Em síntese, vale ressaltar que tudo isso é feito para constatar se os parâmetros do projeto estão em conformidade com o que foi idealizado.  Portanto, esse acompanhamento é primordial durante toda a vida útil da barragem.

Timelapse – AMG Mineração

Monitoramento de barragens com timelapse

Com a técnica timelapse, a percepção de tempo é acelerada e ocorre um lapso temporal na reprodução do vídeo de uma determinada atividade. Portanto, as imagens capturadas parecem ser aceleradas, pois o intervalo de tempo entre as fotos supera à mudança do local.

Logo, as imagens capturadas no monitoramento de barragens ainda permitem controlar as modificações do solo ou prever outros problemas que podem ocasionar um rompimento. Além do mais, também ajudam a evitar acidentes, uma vez que o gestor consegue saber a localização precisa dos funcionários. Todo o registro pode ser acessado na plataforma da SensorEng  24 horas por dia.

Enfim, se você gostou desse post, não deixe de saber mais sobre a técnica timelapse.

Você ainda encontra mais posts sobre o assunto em nosso blog. Conheça a SensorEng. Acesse o nosso site ou fale conosco pelos telefones (11) 40632746 / (31) 8574-9808.

Compartilhe:
[social_share_button]
Olá,
Quer conversar sobre sua timelapse?
Powered by