A segurança em canteiros de obras é uma preocupação constante para gestores e trabalhadores da construção civil. Com o avanço da tecnologia, ferramentas inovadoras como a Inteligência Artificial (IA) estão sendo integradas para melhorar a segurança e eficiência.
Uma das aplicações mais promissoras da IA na construção civil é na detecção de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). Este artigo explora como a análise de IA está transformando a segurança nos canteiros de obras através da detecção eficaz de EPI’s.
A utilização da IA para detectar o uso de EPIs é uma inovação significativa. Sistemas baseados em IA utilizam câmeras instaladas no canteiro de obras para monitorar e analisar continuamente o uso de EPIs pelos trabalhadores.
Através de algoritmos de reconhecimento de imagem, esses sistemas podem identificar quando um trabalhador não está usando um ou mais componentes de segurança obrigatórios e alertar os supervisores imediatamente.
Equipamentos de Proteção Individual são essenciais para a segurança no trabalho em qualquer canteiro de obras. Eles protegem os trabalhadores de riscos que não podem ser completamente eliminados através de controles de engenharia ou administrativos.
Alguns dos EPIs mais comuns incluem capacetes, óculos de proteção, luvas, protetores auriculares e botas de segurança. O uso correto destes equipamentos pode prevenir uma grande variedade de acidentes e lesões graves.
E com o software de detecção de EPI, é possível transformar o canteiro de obras em um ambiente mais seguro, principalmente para os trabalhadores, pois a cultura de segurança no trabalho é mais fácil de implementar com a ajuda da tecnologia.
A câmera AI indica o uso de diversos equipamentos de proteção individual, como capacetes, cintos de segurança, cintos anti-queda, cordões, protetores auriculares, etc.
A solução ajuda, portanto, a minimizar o risco de acidentes de trabalho e doenças, poupando assim custos às empresas.Além disso, outras aplicações são interessantes e vale a pena ser mencionadas.
Um dos pontos em que pode ser usado de forma muito benéfica é usar a ferramenta para fins de treinamento, afinal sistemas inteligentes são um excelente recurso para treinar e educar funcionários remotamente.
Então, usar este recurso de câmera para se comunicar de forma rápida e eficiente com a equipe que está trabalhando no projeto facilita muito na hora de gerir e passar informações necessárias para a execução adequada do que foi planejado.
O monitoramento em tempo real do software de detecção de EPI com Inteligência Artificial tem a capacidade de reconhecer e apontar o uso de diversos equipamentos de segurança que estejam presentes na imagem.
Isso facilita para que os gestores e responsáveis pelas equipes tenham a certeza que as normas de segurança estão sendo seguidas e caso algum colaborador esteja sem o devido equipamento, é possível perceber em tempo real, podendo assim notificá-lo para que ele coloque imediatamente.
Diferente do monitoramento feito por pessoas, que pode ser bem inconsistente e sujeito a erros, a IA permite uma vigilância constante, o que garante que as normas de segurança estejam sempre sendo seguidas.
E com a detecção automática, os responsáveis podem receber alertas em tempo real sobre a falta do uso de tais equipamentos de segurança e intervir rapidamente para reduzir o risco de acidentes dentro do canteiro de obras.
Além disso, os sistemas de inteligência artificial conseguem coletar e analisar dados sobre o uso dos equipamentos de segurança para que seja possível melhorar as práticas do uso e segurança no canteiro de obras.
Por fim, a prevenção de acidentes reduz em muito os custos associados a lesões e possíveis atrasos na construção, diminuindo assim as taxas de seguro e outros gastos referentes ao descumprimento de normas de segurança como multas.
Então vale ressaltar que esta tecnologia é um investimento muito benéfico para o setor de construção civil, já que não só garante maior segurança para todos os envolvidos no
canteiro de obras, mas também ajuda a reduzir possíveis custos provenientes da falta de uso dos equipamentos de segurança.
Integrar a análise de IA na detecção de EPI’s no canteiro de obras é um avanço muito significativo para promover a segurança do trabalho e assim manter tudo nos conformes, não só no que diz respeito ao bem-estar, mas também na garantia de qualidade de vida dos colaboradores, já que em muitos casos, não usar os equipamentos podem prejudicar muito a saúde dos trabalhadores, além de aumentar o risco de acidentes durante o trabalho.
Então, o uso dessa tecnologia oferece um método muito eficiente para garantir que todos estejam devidamente equipados para enfrentar tais riscos associados às funções no canteiro de obras e possam se precaver.
Você poderá entrar em contato com um de nossos consultores para agendamento de uma visita técnica para a análise de sua área. Avaliaremos os aspectos relativos à distância, ângulo, inclinação da câmera em relação ao “motivo” da filmagem.
Além disso, serão verificaremos os itens como infraestrutura de internet, postes, iluminação entre outros. Após a visita técnica e validação das condições, a instalação poderá ocorrer em até 72 horas.
O processo é simples e o cliente recebe todo apoio de nossa equipe de suporte, além de todo acompanhamento pós-venda. Conte com a tecnologia para melhorar as práticas de segurança patrimonial dentro da sua empresa.
Câmeras Controle de Acesso a Estoque
Controle de Acesso a Áreas Restritas
Câmeras Monitoramento para Obras
Fale conosco
administrativo@sensoreng.com.br