Automação de processos: saiba como otimizar a rotina de trabalho na construtora

Os projetos da construção civil e suas operações envolvem atividades que produzem grandes quantidades de dados, dificultando sua análise e gerenciamento. A automação de processos vem de encontro às essas necessidades, facilitando a gestão e aumentando a produtividade nas rotinas de trabalho dos secretários e auxiliares administrativos

Além disso, a implementação de tecnologias digitais que promovem a automação de tarefas resulta em modelos de negócios inovadores, por exemplo, o uso de câmeras para o monitoramento remoto. Quer entender melhor como a sua empresa pode ganhar produtividade e competitividade com a adoção de recursos tecnológicos?

Neste post, vamos mostrar o que significa automação de processos e o que você precisa fazer para automatizar as atividades em sua empresa.

Boa leitura!

Quais são os casos de uso mais interessantes?

O que é automação de processos?

A automação de processos em uma construtora se refere ao uso da tecnologia para automatizar tarefas rotineiras.

Trata-se da aplicação de recursos tecnológicos orientados por lógica de negócios e entradas estruturadas, projetados para agilizar os processos envolvidos. A solução é alcançada pela implementação de aplicativos integrados e softwares que atendem às demandas da organização.

Dessa forma, a automação proporciona maior confiabilidade das informações e melhora a administração em geral.

Um software de automação de fluxo de trabalho atua com tarefas pré-construídas que podem ser organizadas e conectadas umas às outras de acordo com as necessidades da empresa. Nesse sentido, sua aplicação melhora a retenção de clientes e talentos, aumenta as vendas, entre outros benefícios.

O que é necessário e como automatizar os processos em uma construtora?

O primeiro passo para automatizar seu fluxo de trabalho é mapear os processos da empresa. Com o suporte de um software especialista, fica mais fácil fazer esse mapeamento e reduzir a quantidade de tempo e dinheiro necessários na execução de atividades complexas.

Veja a seguir o que precisa ser feito para a automatização dos processos de uma construtora!

Identifique as necessidades da empresa

Antes de iniciar a automatização de seus processos de rotina é necessário identificar as demandas e necessidades do negócio.

Depois disso, a automação dos processos libera os funcionários para se concentrarem em tarefas críticas e diminuem erros dispendiosos.

Faça investimentos em ferramentas tecnológicas e aposte na construção de novos fluxos de trabalho para tornar sua empresa mais lucrativa.

Elimine os gargalos

Com o auxílio de um sistema de gestão personalizado você terá melhor visibilidade em relação às várias tarefas, conseguirá identificar e eliminar os gargalos, sugerir áreas de melhoria e, assim, melhorar a produtividade geral dos colaboradores da sua empresa.

O uso de uma tecnologia personalizada pode favorecer o gerenciamento de documentos, aprimorar a interação, armazenar os dados de negócios com segurança.

Priorize os objetivos

Saber priorizar objetivos é essencial para alcançá-los. A sua capacidade de identificar e priorizar metas da empresa aumentará com a implementação de uma inovação tecnológica que auxilia os gestores.

Um software especializado também ajudará a analisar os fluxos de trabalho e as automações de tarefas em que você deve se concentrar primeiro.

Utilize a tecnologia para facilitar a definição de uma sequência para o alcance dos objetivos identificados.

Utilize tecnologias

A inovação é necessária em qualquer linha de trabalho para aumentar a produtividade e por consequência melhorar os resultados. Como dito anteriormente, o uso de tecnologias no setor da construção civil pode ajudar, e muito, em todo processo do empreendimento.

Falamos do uso de softwares para poder automatizar os processos e ter uma gestão eficiente e ágil. Além disso, o uso de câmeras para o monitoramento da obra é um grande aliado neste quesito.

Existem câmeras com inteligência artificial com a capacidade de detectar o uso de EPIs no canteiro de obras por meio das imagens. Da mesma forma, há também câmeras de capacetes e time lapse para obras, que possibilitam o monitoramento remoto durante toda a linha temporal da obra.

Portanto, todas essas tecnologias cooperam para se alcançar uma gestão descomplicada e ágil. As imagens registradas podem ser usadas no Diário de Obras para relatar alguma ocorrência e o andamento da construção. Assim como, esses vídeos podem ser usados, posteriormente, para peças publicitárias auxiliando no fechamento de futuros clientes.

Conclusão

O Mais Controle é uma empresa referência que oferece uma solução de gestão de alta performance na web, que automatiza procedimentos e atividades de organizações da área da construção civil.

O software funciona de maneira eficiente e simples para o monitoramento de serviços, organização interna, controle financeiro dos negócios e muitas outras funções relacionadas ao segmento.

Como você pôde verificar, a automação de processos pode proporcionar mais produtividade e competitividade. Dessa forma, aliada ao uso de tecnologia de monitoramento de obras da Sensor Eng, você obterá muitos benefícios no quesito de controle e facilidade de gestão.

Abrir WhatsApp
Olá 👋
Quer conversar sobre timelapse?