A gestão remota de obras é um conceito que confere mais eficiência e produtividade aos processos da construção civil. Gerenciar uma obra nada mais é do que coordenar todo o trabalho e as etapas da construção para que tudo aconteça conforme o planejado, evitando erros, atrasos e sem extrapolar o orçamento. Mas, e se você pudesse fazer tudo isso através do seu celular, pela internet, ou seja, sem precisar visitar o canteiro de obras com frequência? Bem, com o auxílio da tecnologia, você pode fazer isso e muito mais. Continue a leitura e entenda mais sobre essa tendência!
O que é gestão remota de obras?
A princípio, o gerenciamento remoto de obras é uma abordagem que possibilita acompanhar e fiscalizar a execução de obras a qualquer hora e lugar, sem precisar realizar todas as visitas ao canteiro de obras presencialmente.
Isso é possível a partir do uso de tecnologias que proporcionam uma visualização digital do canteiro, por meio de imagens capturadas por câmeras inteligentes.
Além de contar com as câmeras de monitoramento, o gestor da obra também pode utilizar outras ferramentas a fim de potencializar os resultados da construção.
Para facilitar a vida do gestor, as soluções oferecidas pela SensorEng ficam reunidas em um único lugar – uma plataforma online intuitiva, desenvolvida para dar ainda mais autonomia a esse profissional.
As mudanças provocadas pela tecnologia reformularam a atuação das empresas nos mais diversos segmentos.
Na Indústria 4.0, os prazos para execução dos processos são cada vez menores e a nova dinâmica do mercado exige organizações cada vez mais ágeis.
Nesse sentido, as empresas que investem em métodos e ferramentas ágeis acabam deixando de lado as burocracias da construção tradicional para se tornarem mais competitivas e rentáveis.
Uma gestão de obras ágil, por exemplo, possibilita a automatização de tarefas para gerar mais eficiência operacional, permitindo assim, que o gestor dedique mais tempo às estratégias do negócio.
.
Acompanhar o canteiro de obras de maneira remota proporciona diversos benefícios para o dia a dia do gestor de obras.
Entre os principais, podemos destacar:
Controlando a obra à distância, com a ajuda da tecnologia, não haverá necessidade de fazer tantas visitas presenciais ao canteiro, já que é possível monitorá-lo pelo celular.
Além disso, as ferramentas de gestão atuais usam computação em nuvem, tecnologia que permite armazenar dados e informações com total segurança.
Assim, além de não precisar se preocupar com a perda dessas informações, o gestor ainda tem a praticidade de acessá-las sempre que desejar. Para isso, basta estar conectado à internet.
Gerir a obra remotamente evita desperdícios de matéria-prima, diminuindo também os gastos com mão de obra e com deslocamentos ao canteiro.
O gestor também pode verificar ou analisar algo na obra sem sair do escritório, já que ele consegue acompanhar a evolução da obra em tempo real.
Desse modo, basta fazer uma consulta digital conforme a data e horário desejado para ter acesso a um determinado evento.
A gestão remota de obras também contribui para a automatização de tarefas repetitivas e morosas, como por exemplo, controle de acesso de veículos à obra.
Atualmente, existem soluções inteligentes que reconhecem as placas dos veículos automaticamente, identificando aqueles que estão autorizados a acessarem a portaria da obra e liberando a entrada sem intervenção humana.
Quaisquer problemas com o andamento da obra ou com a equipe poderão ser detectados e solucionados com rapidez e facilidade, pois os recursos de gerenciamento remoto de obras otimizam a comunicação entre os times.
São vários os locais que você pode controlar com soluções de gestão remota de obras. Em geral, os mais estratégicos são:
A SensorEng fornece várias soluções de gestão remota de obras, que também podem ser usadas por diversos segmentos para agilizar e aprimorar seus processos.
Conheça, a seguir, três dessas ferramentas:
É uma câmera de monitoramento que te ajuda a controlar e fiscalizar suas obras em tempo real.
Além disso, a LiveCam auxilia o no controle do fluxo de veículos e pessoas no canteiro, monitorar o avanço físico da obra e gerar provas documentais de eventos.
A câmera acoplada ao capacete do colaborador permite acompanhar ao vivo os serviços e manutenções que estejam ocorrendo na obra.
O EPI conta com uma microcâmera de alta definição, fornecendo ao gestor uma visão completa sobre a condução do trabalho.
Portanto, a câmera de capacetes é a solução ideal para gerenciamento remoto de projetos à distância, trabalho em espaços confinados e para controle de riscos de acidentes de trabalho.
Além de ser adaptável à maioria dos modelos de capacetes, o recurso conta com internet 4G e bateria recarregável com capacidade de até 10 horas de duração.
.
Já o alarme inteligente é um recurso que conta com inteligência artificial para ajudar no controle de acesso perimetral, gestão de estoque e no gerenciamento de áreas restritas.
Basicamente, o sistema funciona identificando movimentações suspeitas, conforme uma configuração, emitindo um alerta para o celular do gestor.
Você poderá entrar em contato com um de nossos consultores para agendamento de uma visita técnica para a análise de sua área. Avaliaremos os aspectos relativos à distância, ângulo, inclinação da câmera em relação ao “motivo” da filmagem.
Além disso, serão verificaremos os itens como infraestrutura de internet, postes, iluminação entre outros. Após a visita técnica e validação das condições, a instalação poderá ocorrer em até 72 horas.
O processo é simples e o cliente recebe todo apoio de nossa equipe de suporte, além de todo acompanhamento pós-venda. Conte com a tecnologia para melhorar as práticas de segurança patrimonial dentro da sua empresa.
Câmeras Controle de Acesso a Estoque
Controle de Acesso a Áreas Restritas
Câmeras Monitoramento para Obras
Fale conosco
administrativo@sensoreng.com.br