A construção modular é um método que surgiu impulsionado pela indústria 4.0. Trata-se de um conceito que ganhou força com o avanço tecnológico e a crescente demanda por processos construtivos mais sustentáveis, econômicos, ágeis e de qualidade. Tendência no segmento em vários países, esse tipo de construção já faz sucesso no Brasil. Para entender um pouco mais sobre o tema e conhecer os benefícios da construção modular, continue acompanhando.
O que é construção modular?
A construção modular também recebe o nome de construção industrial ou construção offsite.
É um tipo de edificação que usa módulos pré-fabricados em linha de montagem.
Esses módulos, por sua vez, são concebidos em condições controladas, sendo transportados até o local da obra.
Desta maneira, o transporte é realizado de forma planejada, controlada, segura, eficaz e também muito rápida.
Além disso, é uma técnica bastante versátil, pois permite a utilização de diversos tipos de materiais, como vidro, madeira, concreto, steel frame, etc.
Apesar de se basear em módulos padronizados, essa é uma metodologia que atende desde construções mais tradicionais até as mais luxuosas.
Desse modo, pode ser aplicada em diferentes tipos de edificação, como por exemplo, lojas, escolas galpões, hotéis, entre outros.
A construção ainda é pouco usada no Brasil.
Mas, tem tudo para se consolidar por aqui.
Segundo estudos, o nosso país é um dos que possuem maior potencial de desenvolvimento da construção modular.
Isso por conta do alto déficit habitacional brasileiro e também da crescente demanda por construções mais rápidas e eficientes.
Veja a seguir, alguns exemplos de construções nas quais o método já foi aplicado:
Paddocks da Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil em 2019 – os módulos foram utilizados dentro do autódromo para oferecer uma estrutura mais confortável aos pilotos .
Construção do Hostel Tetris Container, no PR– o hostel, localizando em Foz do Iguaçu foi construído com 15 containers de 40 pés com mais de 1 mil m².
Com capacidade para receber 70 pessoas, o hostel conta com sistemas de sustentabilidade ambiental, como telhado verde e eco-friendly.
Hotel Samba In The Box, em MG – localizado na cidade de Itabirito (MG), o hotel foi construído em container no prazo de apenas três meses.
A estrutura conta com 16 quartos em aço galvanizado e permite a posterior customização do tamanho dos espaços caso seja necessário.
Á primeira vista, a principal vantagem da construção modular está na praticidade que ela oferece em relação à construção tradicional.
Mas, além disso, ela apresenta vários outros benefícios, a saber:
Um dos benefícios da construção industrial está na sustentabilidade do canteiro de obras.
Como os módulos chegam prontos no local da construção, há menos desperdícios, já que a produção de entulhos é bem inferior, se comparado à técnica tradicional.
Sem contar que as edificações modulares podem ser equipadas com painéis solares e sistemas de captação da água da chuva, o que potencializa ainda mais a redução do impacto ambiental.
Além disso, a rapidez também torna a construção por módulos muito vantajosa.
Além de ser 30% mais rápida do que a construção de alvenaria, cerca de 60% do processo da construção industrial acontece dentro das fáricas.
Logo, é possível otimizar o tempo e reduzir o prazo de entrega do empreendimento.
Conforme mencionamos, as edificações pré-fabricadas são muito versáteis.
Afinal, elas podem ser permanentes ou realocáveis, com visual mais simples ou luxuosas.
Enfim, é uma solução flexível e que pode auxiliar tanto a engenharia quanto a arquitetura, reduzindo os custos em até 20%.
Ademais, a construção modular opera com padrões e normas mais criteriosas que os utilizados nas edificações construídas de modo convencional.
Também fica amis fácil controlar os recursos e o andamento a obra, o que contribui para o cumprimento do cronograma.
Agora, que você já sabe mais sobre a construção modular, conheça os cases mais famosos:
É uma construção autossuficiente e sustentável, de execução limpa e rápida.
Idealizada pelo arquiteto e urbanista Duda Porto para a 33ª edição da CASACOR São Paulo 2019, a execução durou apenas 40 dias.
Com o conceito construtivo nómade, a casa Lite conta com 120 m² de área interna e 70 m² de externa, resultando numa morada toda integrada onde a disposição do mobiliário cuida de delimitar as funções da casa.
É um edifício com 57 andares.
Erguido em apenas 19 dias, trata-se de um arranha-céu com 800 apartamentos e espaço para escritórios.
Para a construção foram fabricados quase 3 mil blocos em quatro meses e meio.
Muito rápido, não é mesmo?
É um condomínio com uma área total de 3250 m² e nove andares que se divide em 55 pequenos apartamentos que variam de 23 a 35 m².
O projeto é uma iniciativa do governo para tentar solucionar o problema de falta de habitação a preços acessíveis na cidade.
E então, gostou de conhecer um pouco sobre as construções pré-fabricadas?
Então, recomendamos que leia também: Impressão 3D – a tecnologia do futuro da construção civil.
Câmeras Controle de Acesso a Estoque
Controle de Acesso a Áreas Restritas
Câmeras Monitoramento para Obras
Fale conosco
administrativo@sensoreng.com.br
© 2024 – SensorENG– Todos Os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: